Projeto

Festa, património cultural e sustentabilidade comunitária
Investigação e comunicação no caso da Bugiada e Mouriscada de Sobrado

As festividades populares têm sido exemplo do apelo à preservação e valorização do património cultural, em larga medida por via das políticas culturais que à escala local, nacional e internacional promovem a divulgação, inventariação e classificação do património cultural imaterial, bem como pela repercussão mediática de tais políticas.

Este projeto de investigação e intervenção incide sobre o estudo de caso da festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado, realizada anualmente a 24 de Junho, no concelho de Valongo – Área Metropolitana do Porto. Tem como objetivo central desenvolver um modelo crítico de registo, análise, interpretação e comunicação das festividades populares cíclicas, tendo por base os princípios da sustentabilidade cultural e comunitária.

Palavras-chave | comunidade; comunicação da cultura; património cultural; festividades populares

Ações e resultados

  1.  Estudo etnográfico em profundidade nas dimensões performativa, simbólica e identitária, dando especial atenção às formas de conexão entre a comunidade e a festa;
  2.  Enquadramento histórico e antropológico desta festividade no contexto das ‘festas de mouros e cristãos’ e das festas de mascarados, na Europa e noutras partes do mundo, acompanhado de discussão crítica do seu papel na pedagogia da diversidade cultural, tolerância, coexistência e alteridade;
  3.  Desenvolvimento de modelo crítico de registo, análise, interpretação e comunicação de manifestações festivas populares enquanto património cultural imaterial das comunidades, identificando fatores do caso em estudo que possam ser relevantes para outros casos/processos, no atual contexto das políticas culturais relacionadas com o património;
  4.  Conceção, planeamento e justificação de um modelo de divulgação e valorização do património cultural associado a esta festa, através de publicações científicas e produções multimédia inovadoras e cientificamente fundamentadas;
  5.  Disseminação, comunicação e promoção de produtos e conteúdos.

Período | 2018-2022
Entidade financiadora | FCT (FEDER e OE) | PTDC/COM-CSS/31975/2017